terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Coisas de Ilhéus - Parte 3

Durante minha curta permanência em Ilhéus, entre uma conversa e outra, aproveitei para fazer uma pesquisa de opinião sobre os jogadores que se destacaram tanto no esporte amador como no profissional. Claro que é uma prévia, mas no final da matéria apresento os nomes apurados e que obtiveram o maior número de indicações.

Em conversa com o Newton Lima, Secretário de Esportes e Vice-Prefeito de Ilhéus, e o seu diretor Mundinho, ambos defenderam a necessidade de se resgatar a memória esportiva da cidade, visando num futuro próximo a fundação do “Museu do Esporte de Ilhéus”. Achei a idéia excelente e, tão longo cheguei a Santos, comecei a pensar numa forma de colaborar para a sua concretização.
Assim sendo, me proponho e ofereço com todo carinho, para essa cidade que muito considero e que me deu um filho, a colaboração para a montagem de um Blog que servirá como um banco de dados para registrar a história, os “causos”, e armazenar fotos. E, como hoje está em voga a chamada “parceria”, é que a Secretaria precisará da colaboração de todos.

Consegui reunir um pequeno acervo fotográfico de vários atletas da cidade, cedidos através de Mundinho, Marcelo Mendonça e Carlitão, a quem agradeço, de antemão. As fotos abaixo apresentadas são apenas uma pequena amostra da importância do que seria preservar a memória de glórias que a cidade já viveu no passado, e que perpetuará a imagem de seus participantes. Vocês poderão perceber que muitas fotos não puderam ser identificadas e ficaram sem legenda, razão do porquê da colaboração de todos para o sucesso deste trabalho.
Como prometido no início da matéria, apresento a relação dos grandes craques da cidade de Ilhéus, conforme pesquisa prévia:

Wilson Longo, Toneca, Bebeto, Elirio, Armandinho, Mazinho, Nildo, Americano, Silvio Mário, Carlinhos Pirata, Mundinho, Ademar do Bolo, Mineiro, Tonho Badaró, Ronaldo Midlej, Coquita, Carlinhos Freitas, Zé Freitas, Arnaldo, Maurício e Grilo Badaró, Gordinho, Mourão, Nouca, Rui da Gata, Malagutti, Guilherme Adami, Gustavo, Newton Boneca. Destaques como profissionais: Haroldo, Gilberto Fialho, Tinho, Edinho do Oiteiro, Léo Briglia, Arlindo. Enfim, devido à brevidade desta enquete, creio que deva existir mais nomes que serão reconhecidos em uma nova oportunidade.


Leia também: Coisas de Ilhéus 1 e Coisas de Ilhéus 2

Abraços do Carlão

Acervo de fotos - Futebol

Colo Colo

Colo Colo

Colo Colo

Colo Colo - 1955

Acervo de fotos - Futebol

Mundinho e Zizinho


Mundinho e Newton


Mundinho e Ademar do Bolo


Mundinho e Carlinhos Pirata

Acervo de fotos - Santos F.C

Chegada do Rei

Pelé


Mundinho e Pelé


Entrada da Seleção em campo

Acervo de fotos - Voleibol


Acervo de fotos - Futsal




Acervo de fotos - BASQUETE

Novaes


Colo Colo


Colo Colo

Acervo de fotos - Futebol




Ademar do Bolo


Acervo de fotos - Futebol







Acervo de fotos - Futebol


Newton Santos e Mundinho



Acervo de fotos - Futebol





Acervo de fotos - Futebol





Acervo de fotos - Futebol

Quem são eles?

Quem são eles?


Quem são eles?



Torneio Caixeiral


Torneio Caixeiral

COISAS DE ILHÉUS - Parte 2

Reportando-me ao passado quando aqui cheguei, no início dos anos 70, e aficionado por esporte como sou, fui logo tratando de agitar o meio esportivo. Iniciei, jogando futebol pela Associação Desportiva Baba do Esgoto - ADEBE, que dentro em breve estarei registrando a sua história, isto com a ajuda de Du, James, Diógenes e outros. Ali tive a sorte de encontrar verdadeiros craques de primeira linha como Bebeto, Toneca, Newton, Gustavo, Elírio, e também com ex-craques profissionais, como Haroldo, Gilberto Fialho e tantos outros.
E, foi quando do encontro com Tonho Badaró, outro jogador fora de série, que resolvemos atiçar Jackson Lima a reativar a Associação dos Veteranos de Esporte de Praia - AVEP, da qual me tornei um colaborador emérito de Hugo Chávez, aliás, Jackson Lima, que se tornou presidente vitalício. E, por aí afora, conheci e participei de inúmeros eventos em diversas modalidades tanto nos campos como nas quadras. Lembro dos grandes entusiastas da época como Nildo da Liga, Guerrinha do Colo Colo, e que me perdoem a não citação de outras pessoas envolvidas com o esporte amador.
Tive a felicidade de jogar com Wilson Longo, um dos maiores craques que Ilhéus já teve, numa aprovação quase unânime de todos do esporte. Atleta de equilíbrio perfeito na prática de qualquer modalidade esportiva, até mesmo no recreio das escolas, era o “bam-bam-bam” no pião e na bolinha de gude. E hoje, por ironia do destino, estou aqui na AABB fazendo lançamentos para o carismático e muito querido LEPE.... ...é a vida!!!
Outro fato interessante e que me surpreendeu, foi saber que alguns vereadores comparecem às sessões da Câmara Municipal usando “caneleiras”, portanto, “por uma questão de ordem, com a palavra o nobre vereador Caranha”.
Bem gente! Usando da filosofia de meu blog, que é homenagear a todos aqueles que serviram de suporte e apoio para o sucesso de poucos, é que me sinto feliz em voltar a conviver com essa gente que considero de um espírito invejável.
Na matéria anterior, Coisas de Ilhéus – Parte 1 , publicada no meu blog, expliquei o motivo do meu retorno a Ilhéus, além de registrar minha participação no tradicional Baba do Banco do Brasil. Aproveitei a oportunidade para tirar algumas fotos e quero compartilhar com vocês os momentos agradáveis deste reencontro com velhos amigos.

Abraços do Carlão.

COISAS DE ILHÉUS - Fotos 1

LEPE com meu carrasco (estou de tornozelo inchado até hoje).

Malagutti e Bira

Meu time com Nildo no destaque


Nossos fregueses

Paulo Paraíso e a sua Asa Branca